João Victor Ferreira postou seu incrível trabalho “Nelson, the nerd” em nosso grupo no Facebook e nós, como não podia deixar de ser, pedimos um making of exclusivo! Confira!
1) Modeling
Comecei modelando o personagem no ZBrush a partir de uma basemesh, isso me permitiu ganhar um certo tempo pulando o processo da retopologia.
Mesmo sabendo que usaria o plug-in Ornatrix para fazer o cabelo e sobrancelhas do personagem, modelei o cabelo na malha no ZBrush. Isso me ajudou a ter uma ideia melhor de como eu queria que fosse o hair, e além disso, essa malha me ajudou a fazer as malhas “guides” que geraram o hair com o plug-in no 3ds Max.
A sala de aula foi feita relativamente em um tempo curto pois existem muitos objetos duplicados. Aproveitei para colocar alguns easter eggs no fundo da sala, como o nome da minha esposa Ana, e alguns outros trabalhos produzidos anteriormente.
2) Shading/Texturing
Para o shading da cabeça, braços e pernas utilizei o VRayFastSSS2. Gosto do resultado do mapa de Falloff no canal de SSS Color, deixando o segundo mapa mais claro com a função de output.
Os mapas foram pintados com o polypaint no ZBrush.
Para as roupas e tênis usei VRayMtl.
3) Lighting
Para iluminar a cena, utilizei algumas VRay Planes no teto ajudando a preencher o ambiente. Como iluminação principal usei uma VRaySun e uma VRaySky para o céu.
Depois disso coloquei uma outra VRay Plane para fazer um backlight no personagem com a função de include da luz.
4) Composition
Tentei fazer uma composição harmônica, usando simetria para as mesas da sala. Deixei o personagem no meio da imagem para criar uma composição meio que piramidal usando o ponto de fuga das mesas da sala.
Coloquei em 1/3 da imagem a linha que divide a cor das paredes da sala para equilibrar a composição.
5) Post-production
Renderizei alguns passes para ajudar na pós produção no Photoshop como normal map, specular, luz direta, ambiente occlusion e luz volumétrica.
Com o mapa de normal map da cena, eu seleciono os canais separadamente no Photoshop e coloco as máscaras dentro de curvas, tendo o controle da iluminação pela direção dos eixos da cena.
Faço o mesmo com o ambiente occlusion, invertendo o mapa e colocando ele dentro de uma curva. Desse modo tenho o controle de quanto occlusion a cena terá e posso também colocar alguma pequena cor nele.
A imagem final foi renderizada em 8000px por 4368px e levou 74 horas num desktop i7 6700 4.00Ghz e 32Gb de RAM.
Para o render settings, usei como Primary engine o modo Irradiance Map (very high) e como Secondary o modo Light Cache (2000 subdivs). E para o antialiasing utilizei o modo Fixed com 18 de Subdivs.
Saiba mais sobre o trabalho de João Victor em www.joaovictor3d.com ou fale diretamente com ele pelo e-mail joaovictorvrf@gmail.com
Uau! Amei! 😱😱😱