João Victor Ferreira postou seu incrível trabalho “Nelson, the nerd” em nosso grupo no Facebook e nós, como não podia deixar de ser, pedimos um making of exclusivo! Confira!

1) Modeling

Comecei modelando o personagem no ZBrush a partir de uma basemesh, isso me permitiu ganhar um certo tempo pulando o processo da retopologia.

making_of_1making_of_2

Mesmo sabendo que usaria o plug-in Ornatrix para fazer o cabelo e sobrancelhas do personagem, modelei o cabelo na malha no ZBrush. Isso me ajudou a ter uma ideia melhor de como eu queria que fosse o hair, e além disso, essa malha me ajudou a fazer as malhas “guides” que geraram o hair com o plug-in no 3ds Max.

A sala de aula foi feita relativamente em um tempo curto pois existem muitos objetos duplicados. Aproveitei para colocar alguns easter eggs no fundo da sala, como o nome da minha esposa Ana, e alguns outros trabalhos produzidos anteriormente.

making_of_6

making_of_7

2) Shading/Texturing

making_of_3

Para o shading da cabeça, braços e pernas utilizei o VRayFastSSS2. Gosto do resultado do mapa de Falloff no canal de SSS Color, deixando o segundo mapa mais claro com a função de output.

making_of_4

Os mapas foram pintados com o polypaint no ZBrush.

Para as roupas e tênis usei VRayMtl.

making_of_5

3) Lighting

Para iluminar a cena, utilizei algumas VRay Planes no teto ajudando a preencher o ambiente. Como iluminação principal usei uma VRaySun e uma VRaySky para o céu.

making_of_8

Depois disso coloquei uma outra VRay Plane para fazer um backlight no personagem com a função de include da luz.

4) Composition

Tentei fazer uma composição harmônica, usando simetria para as mesas da sala. Deixei o personagem no meio da imagem para criar uma composição meio que piramidal usando o ponto de fuga das mesas da sala.

Coloquei em 1/3 da imagem a linha que divide a cor das paredes da sala para equilibrar a composição.

making_of_9

5) Post-production

Renderizei alguns passes para ajudar na pós produção no Photoshop como normal map, specular, luz direta, ambiente occlusion e luz volumétrica.

Com o mapa de normal map da cena, eu seleciono os canais separadamente no Photoshop e coloco as máscaras dentro de curvas, tendo o controle da iluminação pela direção dos eixos da cena.

Faço o mesmo com o ambiente occlusion, invertendo o mapa e colocando ele dentro de uma curva. Desse modo tenho o controle de quanto occlusion a cena terá e posso também colocar alguma pequena cor nele.

making_of_10

A imagem final foi renderizada em 8000px por 4368px e levou 74 horas num desktop i7 6700 4.00Ghz e 32Gb de RAM.

Para o render settings, usei como Primary engine o modo Irradiance Map (very high) e como Secondary o modo Light Cache (2000 subdivs). E para o antialiasing utilizei o modo Fixed com 18 de Subdivs.

making_of_11

Saiba mais sobre o trabalho de João Victor em  www.joaovictor3d.com ou fale diretamente com ele pelo e-mail joaovictorvrf@gmail.com

Anúncios

Escrito por Rick Eloy

Arquiteto, marketeiro, profissional 3D e professor.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s