V-Ray GPU com suporte a Nvidia RTX

Foi liberado ontem para os usuários o update 3 do V-Ray Next, com adição de suporte à tecnologia RTX da Nvidia.

A aceleração RTX traz um ganho considerável em velocidade ao V-Ray Next, e será implementada gradualmente aos próximos updates. Tal implementação é fruto do trabalho conjunto da Chaos Group e Nvidia que vêm trabalhando juntas desde o lançamento da tecnologia, há cerca de 1 ano, para que todas as funções já presentes no V-Ray GPU fossem totalmente compatíveis tanto no modo de produção quanto no modo IPR – sem falar do escalonamento multi-GPU. Vale lembrar que o V-Ray GPU sempre funcionou com as placas RTX: a diferença é que agora você poderá aproveitar todo o poder dos RT cores para acelerar seus cálculos.

Nesta cena do mestre Bertrand Benoit, o ganho com o uso do RTX foi de 45%.

Depois de instalar o último update do V-Ray, vocês só precisa escolher RTX como o tipo de engine a ser usada pelo V-Ray e pronto!

É claro que os ganhos em velocidade podem variar de cena para cena. Via de regra, cenas com muitos elementos raytraced irão se beneficiar de maneiras diferentes do RTX, por isso a Chaos deixou um estudo rápido em seu site usando as cenas gratuitas disponíveis nos Learning Resources do site oficial.

Para terminar, 2 coisas importantes:
– para usar RTX, você precisa estar com o driver correto. No caso, a versão 441.28.
– por enquanto, ao usar RTX você não vai poder usar o famoso modo híbrido (CPU+GPU). Essa situação é temporária e será remediada em updates próximos, mas a ideia é que todos possam aproveitar a velocidade de suas placas RTX hoje mesmo.

Fique ligado para mais novidades em breve, com um artigo comparativo dos ganhos dessa novidade!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: