V-Ray Next: O próximo nível na renderização com GPU

Este artigo foi publicado originalmente por Phillip Miller em inglês no blog da Chaos Group. Veja o original aqui.

Nesta semana iremos dar uma olhada nos principais avanços em render com GPU presentes no V-Ray Next – das quais a grande parte pode ser experimentada no novo V-Ray Next for 3ds Max beta 3. Estas melhorias são tão significativas que estamos rebatizando o V-Ray RT para V-Ray GPU, pois a grande quantidade de funções, workflow profissional e velocidade impressionante o estabelecem como um renderizador de produção de verdade. V-Ray GPU vai continuar acompanhando o V-Ray em nossos produtos, fornecendo uma solução fisicamente baseada, altamente interativa que tira total vantagem  de todas as GPUs e CPUs em seu sistema. Enquanto o V-Ray tem mais de 20 anos de funcionalidades, V-Ray GPU suporta suas mais populares features usando os mesmos setups de cena – e o alcance deste suporte será nosso foco hoje.

dabarti-bug-theater-vray-gpu

Renderizador por GPU pronto para produção

Primeiro, fizemos o V-Ray GPU mais fácil de ser usado em produção. Agora no V-Ray Next for 3ds Max, quando você muda para o V-Ray GPU a interface será atualizada para mostrar apenas as funções compatíveis com render com GPU. Isso permite que você ajuste suas cenas no V-Ray GPU com completa confiança, sabendo que tudo que você escolher na interface será plenamente suportado. Em seguida, você simplesmente escolhe quais processadores quer utilizar e o modo adequado é escolhido para você. Nós até verificamos se seu driver é suportado. Seus resultados interativos também espelham os da produção final, pois as settings agora são compartilhadas. E porque o V-Ray GPU usa o mesmo sampling Quasi Monte Carlo (QMC) tanto em CPUs quanto em GPUs NVIDIA, você tem a garantia de ter os mesmos resultados por toda sua render farm.

Funcionalidades inteligentes vindo com V-Ray Next

As novas funcionalidades inteligentes do V-Ray Next também estão disponíveis no V-Ray GPU. As novas Adaptive Dome Lights baixam pela metade o tempo para fazer sua iluminação baseada em imagem (IBL) com praticamente nenhum setup ou ajuste. Qualidade e capacidade também aumentaram bastante, começando pelo Displacement – que agora dá resultados equivalentes aos do V-Ray com bem menos tempo de processamento e memória do que antes. Glossy Fresnel e o novo Hair Shader 2 fornecem realismo adicional e mais opções para seus personagens, enquanto Environmental Fog e Volumetrics (para Phoenix e OpenVDB) abrem milhares de novas possibilidades de produção. Todas as novas features do V-Ray GPU são aceleradas pela GPU, o que significa que você agora tem um feedback super rápido para chegar no look certo ou fazer sua alquimia com fumaça, fogo e fluidos.

double-aye-interior-gpu

Renderização em GPU mais rápida com V-Ray Next

V-Ray Next traz um aumento massivo na velocidade do V-Ray GPU. Depois de atualizar, você deve sentir como se tivesse dobrado as GPUs de seu sistema. Uma nova arquitetura de kernel melhora a performance geral da GPU, em alguns casos até duplicando, enquanto torna mais fácil a adição de novas features e adaptar-nos às futuras arquiteturas de GPU. Por exemplo, V-Ray GPU está 47% mais rápido na nova NVIDIA Quadro GV100 do que na anterior Quadro GP100. Também está entre 10 e 15 vezes mais rápido em um Intel Core i7-7700K – o que é bem impressionante dado que fazemos o melhor para garantir que a performance do V-Ray GPU rodando em CPU seja equivalente à do V-Ray. Através de nosso contínuo suporte a NVLink, um sistema com duas GV100 fornece 64GB de memória para a manipulação de cenas enormes  – tudo interativamente.

andre-matos-911-front-vray-gpu

Funcionalidades focadas em produção no V-Ray GPU

Estamos vendo mais e mais produções usando apenas V-Ray GPU por sua fluidez na edição e rapidez na renderização, e temos certeza de que essa tendência irá crescer com V-Ray Next. Maior suporte a soluções de terceiros como Forest Pack, Forest Color, MultiTexture e Bercon Noise permitem cada vez mais produções a utilizarem exclusivamente V-Ray GPU. Novas opções como Exposição Automática, V-Ray Denoising através de todos os render elements combináveis, e o rapidíssimo NVIDIA AI Denoiser extendem o uso do V-Ray GPU em produção consideravelmente. Com essa tendência, você pode esperar ver mais funcionalidades voltadas à produção como Bucket Rendering, suporte a Deep Image e integração ao VFB2 nos próximos releases pontuais.

E Next é Real-Time

Enquanto a renderização em produção é importante, não estamos esquecendo real-time. Nosso beta aberto para V-Ray for Unreal está disponível agora, e nossa solução é toda projetada em torno do V-Ray GPU. Cenas autoradas para uso com V-Ray GPU irão transicionar suavemente para equivalentes rea-time na Unreal Engine, e nosso mais recente V-Ray GPU estará disponível dentro da Unreal para renderização direto do Unreal Editor. Nós também estamos experimentando com a nova DXR (novo raytracing para DirectX) para trazer um nível de realismo para o V-Ray por toda nossa linha de produtos. Nossos primeiros resultados são excitantes e planejamos mostrar alguns exemplos muito em breve.

 

2 comments

  1. É incrível isso. O render pelo GPU está dando um salto e tanto. Isso me faz levantar uma questão: Será que vai continuar valendo a pena os estudios de archviz desenvolverem muito mais que metade das imagem no photoshop até quando?

    1. Sim, as coisas estão andando bem rápido. Mas, pessoalmente, não vejo isso de os estúdios desenvolverem mais da metade do trabalho no Photoshop. Pelo contrário: até onde conheço, desenvolvem muito mais direto no 3D do que no Photoshop por conta de alterações, reaproveitamentos, consistência entre ângulos diferentes… Lá no escritório, por exemplo, fazemos 90% do trabalho direto no 3D e só uma pós bem leve. Quando você trabalha com stills e vídeo, não dá pra ficar muito dependente do Photoshop, pois o vídeo sai completamente diferente.

Leave a Reply

Discover more from V-Ray Masters

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading