Este artigo foi publicado originalmente por Phillip Miller em inglês no blog da Chaos Group. Veja o original aqui.

Nesta semana iremos dar uma olhada nos principais avanços em render com GPU presentes no V-Ray Next – das quais a grande parte pode ser experimentada no novo V-Ray Next for 3ds Max beta 3. Estas melhorias são tão significativas que estamos rebatizando o V-Ray RT para V-Ray GPU, pois a grande quantidade de funções, workflow profissional e velocidade impressionante o estabelecem como um renderizador de produção de verdade. V-Ray GPU vai continuar acompanhando o V-Ray em nossos produtos, fornecendo uma solução fisicamente baseada, altamente interativa que tira total vantagem  de todas as GPUs e CPUs em seu sistema. Enquanto o V-Ray tem mais de 20 anos de funcionalidades, V-Ray GPU suporta suas mais populares features usando os mesmos setups de cena – e o alcance deste suporte será nosso foco hoje.

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Renderizador por GPU pronto para produção

Primeiro, fizemos o V-Ray GPU mais fácil de ser usado em produção. Agora no V-Ray Next for 3ds Max, quando você muda para o V-Ray GPU a interface será atualizada para mostrar apenas as funções compatíveis com render com GPU. Isso permite que você ajuste suas cenas no V-Ray GPU com completa confiança, sabendo que tudo que você escolher na interface será plenamente suportado. Em seguida, você simplesmente escolhe quais processadores quer utilizar e o modo adequado é escolhido para você. Nós até verificamos se seu driver é suportado. Seus resultados interativos também espelham os da produção final, pois as settings agora são compartilhadas. E porque o V-Ray GPU usa o mesmo sampling Quasi Monte Carlo (QMC) tanto em CPUs quanto em GPUs NVIDIA, você tem a garantia de ter os mesmos resultados por toda sua render farm.

Funcionalidades inteligentes vindo com V-Ray Next

As novas funcionalidades inteligentes do V-Ray Next também estão disponíveis no V-Ray GPU. As novas Adaptive Dome Lights baixam pela metade o tempo para fazer sua iluminação baseada em imagem (IBL) com praticamente nenhum setup ou ajuste. Qualidade e capacidade também aumentaram bastante, começando pelo Displacement – que agora dá resultados equivalentes aos do V-Ray com bem menos tempo de processamento e memória do que antes. Glossy Fresnel e o novo Hair Shader 2 fornecem realismo adicional e mais opções para seus personagens, enquanto Environmental Fog e Volumetrics (para Phoenix e OpenVDB) abrem milhares de novas possibilidades de produção. Todas as novas features do V-Ray GPU são aceleradas pela GPU, o que significa que você agora tem um feedback super rápido para chegar no look certo ou fazer sua alquimia com fumaça, fogo e fluidos.

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Renderização em GPU mais rápida com V-Ray Next

V-Ray Next traz um aumento massivo na velocidade do V-Ray GPU. Depois de atualizar, você deve sentir como se tivesse dobrado as GPUs de seu sistema. Uma nova arquitetura de kernel melhora a performance geral da GPU, em alguns casos até duplicando, enquanto torna mais fácil a adição de novas features e adaptar-nos às futuras arquiteturas de GPU. Por exemplo, V-Ray GPU está 47% mais rápido na nova NVIDIA Quadro GV100 do que na anterior Quadro GP100. Também está entre 10 e 15 vezes mais rápido em um Intel Core i7-7700K – o que é bem impressionante dado que fazemos o melhor para garantir que a performance do V-Ray GPU rodando em CPU seja equivalente à do V-Ray. Através de nosso contínuo suporte a NVLink, um sistema com duas GV100 fornece 64GB de memória para a manipulação de cenas enormes  – tudo interativamente.

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Funcionalidades focadas em produção no V-Ray GPU

Estamos vendo mais e mais produções usando apenas V-Ray GPU por sua fluidez na edição e rapidez na renderização, e temos certeza de que essa tendência irá crescer com V-Ray Next. Maior suporte a soluções de terceiros como Forest Pack, Forest Color, MultiTexture e Bercon Noise permitem cada vez mais produções a utilizarem exclusivamente V-Ray GPU. Novas opções como Exposição Automática, V-Ray Denoising através de todos os render elements combináveis, e o rapidíssimo NVIDIA AI Denoiser extendem o uso do V-Ray GPU em produção consideravelmente. Com essa tendência, você pode esperar ver mais funcionalidades voltadas à produção como Bucket Rendering, suporte a Deep Image e integração ao VFB2 nos próximos releases pontuais.

E Next é Real-Time

Enquanto a renderização em produção é importante, não estamos esquecendo real-time. Nosso beta aberto para V-Ray for Unreal está disponível agora, e nossa solução é toda projetada em torno do V-Ray GPU. Cenas autoradas para uso com V-Ray GPU irão transicionar suavemente para equivalentes rea-time na Unreal Engine, e nosso mais recente V-Ray GPU estará disponível dentro da Unreal para renderização direto do Unreal Editor. Nós também estamos experimentando com a nova DXR (novo raytracing para DirectX) para trazer um nível de realismo para o V-Ray por toda nossa linha de produtos. Nossos primeiros resultados são excitantes e planejamos mostrar alguns exemplos muito em breve.

 

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Escrito por Rick Eloy

Arquiteto, marketeiro, profissional 3D e professor.

2 comentários

    1. Sim, as coisas estão andando bem rápido. Mas, pessoalmente, não vejo isso de os estúdios desenvolverem mais da metade do trabalho no Photoshop. Pelo contrário: até onde conheço, desenvolvem muito mais direto no 3D do que no Photoshop por conta de alterações, reaproveitamentos, consistência entre ângulos diferentes… Lá no escritório, por exemplo, fazemos 90% do trabalho direto no 3D e só uma pós bem leve. Quando você trabalha com stills e vídeo, não dá pra ficar muito dependente do Photoshop, pois o vídeo sai completamente diferente.

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