A Autodesk anunciou hoje o lançamento do 3ds max 2018. Com poucas novidades, ele traz a pergunta: o que muda com fim da parceria com a nVidia?

3dsmax2018-customizeableworkspace-final

Uma das perguntas mais comuns sobre o novo 3ds Max 2018 tem a ver com renderização: agora que a parceria com a nVidia acabou e o mental ray não mais virá gratuitamente, como ficam os usuários?

Primeiro, vejamos o que realmente mudou.

Como era de se esperar desde a compra da Solid Angle por parte da Autodesk no ano passado, o Arnold passa a acompanhar o 3ds Max (passo natural para a empresa). Entretanto, ao contrário do que acontecia com o mental ray, não é uma licença full: ela permite ao usuário criar com o renderizador utilizando seus recursos apenas para render em tempo real. Entretanto, para renderizar imagens finais tanto por linha de comando quanto em rede é necessário adquirir uma licença à parte, como qualquer outro renderizador, como comenta o CG Channel. Caso contrário a imagem terá uma marca d’água.

Para usuários de outros renderizadores como o V-Ray, entretanto, nada muda: continuamos funcionando à parte da política da Autodesk com nVidia e Solid Angle, com licenciamento e preços inalterados (o mesmo vale para todos os outros renderizadores comerciais).

A questão, então, torna-se outra: tendo em vista a nova e controversa política de licenciamento adotada pela Autodesk, teria essa nova versão atrativos suficientes para justificar o upgrade? Vai depender muito do que você necessita do software. A maioria das melhorias se ateve ao MCG (Max Creation Graph), além de algumas flexibilizações de interface. Você pode ver a lista completa das novidades diretamente no site da Autodesk.

A Chaos Group ainda não liberou a versão específica do V-Ray para o Max 2018, mas isso deve acontecer em breve.

 

Anúncios

Escrito por Rick Eloy

Arquiteto, marketeiro, profissional 3D e professor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s