Benchmark – teste a performance do seu PC

Você já se perguntou se seu PC é bom mesmo para render? Bem, talvez tenhamos uma resposta definitiva para essa questão.A Chaos Group lançou uma ferramenta gratuita para medir a performance do seu PC em render. Isso quer dizer que agora você pode, de maneira confiável, descobrir se está na hora de fazer um upgrade no seu equipamento.

Como funciona?

O V-Ray Benchmark é um aplicativo que testa os recursos de seu sistema para descobrir o quanto ele aguenta renderizar uma cena tanto em CPU quanto em GPU. Através de um executável, você pode medir quão rápido é seus sistema utilizando cenas-exemplo que utilizam os recursos mais comuns do V-Ray sem nem mesmo precisar ter o V-Ray instalado!

Os resultados podem ser enviados para o site da Chaos, que agrega todas as configurações e resultados para poder fornecer uma comparação entre as configurações.

Além disso, você pode alterar configurações para descobrir quais upgrades terão o melhor resultado na sua máquina. Simplesmente sensacional!

completetestspng

Onde baixar?

Para usar o aplicativo, basta clicar na imagem abaixo, fazer seu login no site da Chaos e baixar (não precisa ser usuário do V-Ray).

download20app

Como usar?

Feche todos os aplicativos rodando em seu computador (browsers, aplicativos 3D, etc) e, seguida, execute o programa. Não precisa instalar nada, apenas rode o executável e pronto. Uma vez rodando, clique em START para lançar as aplicações em CPU e GPU. Você também pode rodar apenas um teste de cada vez, se desejar.

initialscreen

E os resultados?

Simples: os resultados são medidos em minutos. Menos tempo significa melhor performance e, claro, um melhor sistema.

Você pode ver mais detalhes diretamente na página da Chaos.

E aí? Como foi seu teste? 😉

5 comments

  1. Uma dúvida… se o tempo para renderizar da GPU for maior que a da CPU, ou seja, a CPU renderizou mais rápido que a GPU, então significa que a minha CPU é a melhor opção para renderizar do que a minha GPU?

    Por que assim… eu tenho uma Quadro k620, com um XEON de 4 Cores, eu acreditava que por ser uma Quadro ela seria bem melhor para processar que a CPU.

    1. Neste teste a ideia não é comparar CPU e GPU, por isso as cenas são diferentes. Não entenda que pelo teste ter dado um tempo menor na CPU ela seja mais rápida para renderizar, pelo contrário. Para isso, seria necessário fazer o teste com a mesma cena em GPU e CPU para ter um comparativo entre os dois.

      Nota: Na verdade, as Quadro talvez não sejam a melhor opção para render de maneira geral, apenas para viewport. Eu tenho no escritório uma situação parecida (Quadro 4000 e Xeon 8-cores) e o render em CPU nesse caso é realmente uma opção melhor.

  2. Estou com uma dúvida, não consigo testar o V-ray Benchmark, ..meu pc Ryzen 7 1700, 8gb ram ddr4, gtx 1060 6gb ram, eu baixei tanto a versão GUI, como a CLI,..a GUI, ele vai ate a parte de de aceitar os termos, clico em aceitar, a janela apenas fecha e nao abre. Na versão CLI, abre o prompt de comando, aparece os termos, dou enter ate o final, ele começa instalar, ai aparece ”Benchmark instalado.”…mas antes de fechar a janela, ele remove o programa automaticamente, aparece nas linhas de comentando ”removendo” tudo o que instalou…

    1. Verifique se seu anti-vírus não está travando o benchmark. Pode ser que ele não esteja deixando rodar, então possivelmente você terá que pausar o anti-vírus para rodar o programa.

Leave a Reply

Discover more from V-Ray Masters

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading