Já falamos deles aqui no site, mas muita gente ainda tem a dúvida: o que são os VRscans?

VRscans são materiais criados com um inovador hardware óptico e software proprietários desenvolvidos pela Chaos Group com o objetivo de mudar a maneira como times criativos trabalham com materiais CG. Normalmente indistinguíveis dos materiais do mundo real, os VRscans são criados a partir de dados físicos e podem produzir uma réplica digital exata de um material físico. Diferente de outros materiais 3D, os VRscans usam BTF (Funções de Textura Bidirecional) ao invés de aproximações BRDF (como Phong, Blinn, Ward, etc) para capturar a verdadeira aparência da superfície de um material, dados de textura e sua resposta única à luz. São, na verdade a captura escaneada de milhares de imagens, cada pixel sabendo exatamente como reagir à luz de qualquer ângulo. A informação coletada pelo scanner é salva em um formato especial e renderizada pelo V-Ray usando o plugin VRscans.

Os VRscans também são extremamente simples de usar: carregue-os de sua biblioteca como qualquer outro material, ajuste a repetição UV de acordo com o tamanho físico da amostra e aplique em seu objeto. Simples assim.

asd_evermotion_00377

Como os VRscans são criados?

VRscans é o resultado de anos de pesquisa e testes. A ideia para a tecnologia nasceu da necessidade de um de nossos clientes de criar materiais muito realísticos e transformá-los em materiais CG.  Alguns materiais reais como tecidos, por exemplo, podem ser extremamente complexos, com múltiplas camadas, fios indo em diferentes direções e uma reação um tanto “camaleônica” à luz, o que os torna difíceis de se recriar em 3D. Mesmo assim, nosso cliente precisava criá-los.

Para resolver este desafio, o time da Chaos Group desenvolveu uma tecnologia de hardware para escaneamento que tira milhares de fotos do material real iluminado por luzes em diferentes ângulos, capturando a forma como esse material reage à luz. Então, o software organiza os dados e os torna um material fisicamente correto, seamless e tileable, pronto para ser renderizado no Maya e no 3ds Max através do plugin VRscans.

A inovadora tecnologia de escaneamento cuida de todos os cálculos e, uma vez que o material foi escaneado, você não precisa mais se preocupar com o workflow de mapas e texturas, ou alterar settings do shader.

VRscans entrega materiais fisicamente precisos e fotorrealistas, tão próximos ao material real quanto uma fotografia. Trabalhando com VRscans, você não precisa mais se preocupar com o material, podendo centrar suas atenções na iluminação, posicionamento de câmera e composição. Toda vez que você alterar luzes ou câmeras, o material VRscan irá se comportar corretamente.

E o que isso significa para artistas 3D e empresas?

VRscans simplificam drasticamente o workflow de shading proporcionando materiais 3D fotográficos e realistas, praticamente indistinguíveis do original no mundo real.

VRscans permite que você padronize a representação de materiais do mundo real para uso em CG, print e web através de diferentes equipes. VRscans são, hoje, o mais preciso ponto de referência que você pode ter.

Um excelente exemplo do uso dos VRscans está no design automotivo, onde dois estúdios frequentemente trabalham de forma independente em um mesmo projeto e precisam ter exatamente a mesma representação de um carro sem terem um ponto de referência para os materiais usados. Um dos desafios que estas equipes enfrentam é que precisam interpretar um mesmo material e acabam empregando muito tempo e esforço para finalmente chegarem a uma versão suficientemente comum de suas interpretações deste material.

E se ambos estúdios pudessem usar o mesmo material 3D fotorrealista e fisicamente correto como referência para a tinta do carro, o couro dos assentos e a madeira para o painel interno? Nenhum teste ou versão seriam necessários para criar visualizações idênticas entre os dois times. E é isso que VRscans faz.

evermotion_sl_00375

Como posso transformar meus materiais em arquivos .vrscans?

Nossa equipe oferece um serviço de escaneamento onde escaneamos os materiais reais fornecidos pelo cliente após avaliarmos se são adequados para o processo, e enviamos os arquivos prontos para uso. Leia mais sobre o serviço aqui (em inglês).

Também criamos uma crescente biblioteca que já conta com mais de 400 materiais pré-escaneados e estão incluídos na compra do plugin VRscans. São diversas categorias: couro, madeira, plástico, pintura automotiva. Também estamos trabalhando junto a fabricantes para trazer seus materiais também. Veja alguns exemplos prontos para uso aqui.

A tecnologia VRscans é excelente para recriar materiais como couro, tecidos, pintura automotiva e até superfícies translucentes. Entre em contato para solicitar sua versão de avaliação gratuita por 30 dias.

Anúncios

Escrito por Rick Eloy

Arquiteto, marketeiro, profissional 3D e professor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s