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TRATTORIA
Trattoria é um projeto pessoal que nasceu após minha primeira viagem a Itália. Voltei maravilhado com tudo que vi, e queria produzir algo com aquela ambientação.
Todos os dias eu trabalho produzindo cenas limpas elegantes e modernas, e para essa cena
eu queria fugir disso. Trattoria é um tipo de restaurante familiar, por isso coloquei ele entre casas, com roupas penduradas, moto sendo lavada, mesas com uma flor que podia ser colhida no vaso ao lado. Esse é o ambiente que eu queria criar.

A Ideia…
Andar pelas ruas de Veneza é algo incrível, e ainda teve um fator extra que eu tinha acabado de jogar Assassin’s Creed II, que recriou toda a cidade. Quando tive a ideia de criar um restaurante selecionei algumas fotos que eu tirei e mais algumas que achei pela
internet e com todas essas referências meu próximo passo foi pensar na cena geral, z um sketch bem simples no Photoshop, e depois fui para o 3D fazer uma blocagem geral, com a cena mais ou menos resolvida, era hora de renar e detalhar.

Inspirações e Referências
Todas a referencias usadas nesse projeto estão em um painel no Pinteres. Tambem usei algumas fotos que eu mesmo tirei lá.

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Modelagem da Vespa
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Para a modelagem eu gravei todo o processo, e pode ser conferido no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Bq7Qq7y2BsQ

Texturização
Essa é a parte mais divertida de fazer, e nessa etapa foi onde mais
dei atenção, vou colocar em detalhe os objetos que achei mais interessante.

Resultado Final

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Mesa

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Modelagem09

UV – Shaders

Textura pintada no Photoshop em cima da malha aberta08

Resultado Final10

Banco

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Modelagem
Nessa modelagem z um processo bem fora do convencional. Fiz a modelagem dele e levei para Zbrush, apliquei um Zremesh para “quebrar” os canto e soldar as partes, criando essa aparência de ferro “batido”.1213

Resultado14

Vaso de Madeira

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Resultado19

Videira

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Resultado
O principal motivo de ter feito essa videira era para evitar de usar o Ivy que todo mundo usa (e eu também) em vários partes desse projeto, ao mesmo tempo em que queria aprender mais a usar o Speedtree.

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Correio

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Iluminação

A iluminção da cena é muito simples, um Sun e Sky sem nada de especial.

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Render Setup
Assim como a luz o Render Setup foi muito simples, como podem ver no print, a única coisa que z fora do comum foi mudar o multipler do GI primario e secundário para deixar as áreas de sombra mais escuras, não o mais indicado e com certeza tem outras formas de fazer isso, mas era um estudo então valia a pena experimentar, e gostei do resultado.

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Câmeras
Nas câmeras optei por fazer o render já com o DOF aplicado, então cada câmera precisou de uma setagem diferente.

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Pós-Produção
Para a pós, não precisei muita coisa, o render já saiu “correto” a pós foi apenas para dar contraste, color balance e alguns efeitos como aberração cromática, fog, sharp… Fiz quase todos os ajustes no filtro Camera Raw.

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As imagens finais

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Obrigado a todos que acompanharam esse trabalho. Me sigam nas redes Sociais, vamos conversar e trocar experiências!

Grasiano Baptista

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Escrito por Rick Eloy

Arquiteto, marketeiro, profissional 3D e professor.

5 comentários

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