Apesar de recente, o novo denoiser presente no V-Ray 3.4 já é uma feature extremamente popular entre os usuários. Mas ela pode ficar ainda melhor!
Apesar de ter sido pensada para calcular o denoising logo após o render, ela também pode ser usada para animações que já estejam com os frames renderizados. Para isso, basta que seus frames estejam salvos em sequência de *.vrimg ou multi-layered EXR e você pode rodar a ferramenta através de linha de comando.
Mas como nem todo mundo curte (ou sabe mexer com) linhas de comando, Emanuele Lecchi (aka Lele) criou uma interface scriptada para a ferramenta, facilitando em muito o processo.
Para instalar:
- baixe e rode o arquivo “vDenoise_3.40.01.ms” (link direto do fórum da Chaos Group).
- selecione o menu “Customize -> Customize User Interface”.
- em “Category”, procure “VRay” e, depois, “vDenoise Command Line Tool Helper UI” como na imagem abaixo.
- você agora pode criar um atalho para a ferramenta (por exemplo, ctrl+alt+shift+v, que não existe no Max), um menu, uma barra de ferramentas ou um quad menu, como quiser.
Uma vez instalada, a ferramenta aparece assim:
Operação
- Clique “Pick a File in your sequence…“
- Escolha um arquivo *.vrimg ou *.exr que seja parte de uma sequência
- Clique em “Denoise it!“
- Os frames limpos estarão no mesmo folder dos arquivos originais
Em sua configuração default, a ferramenta auto-detecta e muda o frame blending para 1 (apenas uma vez, podendo ser mudado manualmente). Além disso, atualmente o script não suporta caminhos de rede.